Romanos

As características da arte romana não podem ser diferenciadas com rigor da arte grega, uma vez que grande parte do que conhecemos, em termos de escultura principalmente, diz respeito às cópias romanas dos originais gregos arruinados pelas guerras.

Talvez a maior conquista romana esteja na engenharia civil, mais especificamente na criação dos aquedutos, estradas e banhos públicos. Em termos arquitetônicos salientamos o Coliseu, que exibe nos arcos de sustentação a principal característica da arquitetura romana. Dentre os edifícios romanos citamos o Panteão – dedicado a todos os deuses, cujo interior sem janelas possui uma abertura na abóbada que permite a presença da luz de modo abundante e uniforme no ambiente.

Nas esculturas, os modelos humanos são representados de modo bem mais realista, diferentemente do que ocorria com os idealistas gregos. Destacam-se os retratos dos imperadores romanos, cuja imagem em cera é relacionada à preservação da vida após a morte, conforme já pensavam os antigos egípcios. As narrativas sobre os feitos romanos nas guerras são reportadas em gigantescas colunas, ilustradas com detalhes em relevo que identificam as façanhas dos exércitos e as conquistas sobre outros povos.

As pinturas realizadas pelos artistas gregos e romanos nos territórios conquistados, principalmente no Egito, assumem papel de destaque, ocupando principalmente as áreas das sepulturas às quais eram adicionados os retratos realistas dos mortos, pintados em encáustica  sobre madeira.

Vídeos

Arte romana.
Ver vídeo

Arte romana.
Ver vídeo

Arquitetura.
Ver vídeo