Impressionistas

No ano de 1874, os pintores impressionistas considerados como os precursores da arte moderna realizam sua primeira exposição em Paris. Os artistas deste movimento abandonam os temas lendários, religiosos, clássicos e sociais em vigor há mais de quatrocentos anos no mundo europeu, afastando-se dos ateliês e optando pelo ar livre. O pintor Édouard Manet, que inaugura as experiências do plein air, é tido como guia dos artistas impressionistas, mesmo não fazendo parte do grupo em si.

Os impressionistas: Monet, Renoir, Degas, Cézanne, Pissarro, Sisley e Bazille, apesar de não subverterem o sistema figurativo baseado na perspectiva e nas relações de profundidade, investigam com seriedade a questão da percepção, extraindo daí uma série de conclusões a respeito da objetivação das sensações visuais. Dentre os estudos sobre a cor, elaboram as relações entre as complementares e a formação das luzes e sombras nos objetos.

Edgar Degas e Toulouse Lautrec optam pela recém-descoberta técnica da fotografia (1839) para projetar imagens nas suas telas, escolhendo os ângulos e efeitos mais propícios para o desenvolvimento de estratégias visuais. Vale pontuar que, dentre outros aspectos, a fotografia capta elementos não registrados pelo olho humano, tanto no nível macro quanto no microscópico, de modo rápido e bem mais preciso.

Ao privilegiar o tema das paisagens, os artistas impressionistas revelam a experiência da natureza como válida, podendo extrair dessa experiência um fundamento científico, como afirmam Seurat, Signac e Luce. Dos estudos das leis óticas da visão surge o Pontilhismo, que organiza a divisão de tons em pontos, objetivando a unidade figurativa diante dos olhos do espectador. As pequenas manchas de cor, que remetem à relação entre as cores complementares e aos contrastes simultâneos, são postas diretamente na tela, sem as impurezas das misturas que confundem as cores na paleta.

Vídeos

Impressionismo.
Ver vídeo

Édouard Manet, Claude Monet e Auguste Renoir.
Ver vídeo

Claude Monet.
Ver vídeo

Edgard Degas I.
Ver vídeo

Edgard Degas II.
Ver vídeo

Edgard Degas III.
Ver vídeo

Auguste Renoir.
Ver vídeo

Auguste Renoir pintando.
Ver vídeo

Mais vídeos

Paul Cézanne.
Ver vídeo

Toulouse Lautrec.
Ver vídeo