História da Arte e Comunicação

Este projeto, que integra design gráfico, história da arte e mídias digitais, remete antes de tudo à necessidade de apoio didático ao curso História da Arte e Comunicação, ministrado na graduação da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, pela professora Beatriz Lagoa. O projeto gráfico foi criado com a intenção de facilitar a navegação pelo site, preservando a qualidade visual e textual das informações. Quanto à pesquisa sobre arte, ela aponta para um pensamento que não se afasta da história das ideias, e nem do interesse pelas influências culturais que permeiam as obras de arte.

O próprio meio digital permite o aprofundamento teórico dos temas propostos, através de hipertextos que se conjugam, na mesma página, às imagens das obras e às indicações para os vídeos, postos lado a lado. Na ordem dos menus, a seleção de obras e vídeos se justifica na relação com os temas tratados durante a exposição oral das aulas. As demais informações do menu explore prestam um esclarecimento básico sobre as metodologias interpretativas da arte e suas referências bibliográficas, além do glossário de termos técnicos que amplia a compreensão dos alunos sobre os temas. No mesmo menu, encontram-se as indicações para alguns dos muitos filmes sobre os artistas mencionados, além do endereçamento aos sites dos museus internacionais e nacionais pertinentes aos temas do curso. As técnicas artísticas também são mencionadas, conjugando textos e vídeos que demostram na prática o modo de execução das obras.

Todo o planejamento do site, que inclui: criação do projeto gráfico, elaboração de textos, escolha de imagens e vídeos, além das informações técnicas e demais indicações já citadas (metodologia, bibliografia, glossário, filmes e museus), são de autoria da professora do curso, mesclando-se à sua experiência pessoal, teórica e didática. Longe de ser um projeto acabado, o próprio meio ao qual se integram as informações digitais aqui expostas pressupõe a contribuição de pesquisadores, professores, alunos, e de todos aqueles que possam demonstrar algum interesse pelos assuntos aqui tratados.

Fruto da pesquisa de pós-doutoramento da professora junto ao Programa Avançado de Cultura Contemporânea da UFRJ, o projeto foi contemplado pelo apoio da Faperj, instituição para a qual aqui são prestados os agradecimentos, extensivos a todos os colaboradores que direta ou indiretamente participaram do processo. Em especial: Leonardo Gomes (projeto digital) e Nelson Monteiro (fotografia), imprescindíveis para o resultado do projeto.

Colaboradores: Andrea Bayone, Bruna Aguiar, João Rivera, Leonardo Gomes, Nelson Monteiro, Samarah Lopes e Valter Vinícius Costa.