Ementa
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Escola de Comunicação
Curso: História da Arte e Comunicação
Professora: Beatriz Lagoa
Objetivo
O curso pretende abordar os diferentes modos de perceber as manifestações artísticas ao longo da história, a partir dos significados que relacionam contexto, técnicas, temas, criação e recepção. Será enfatizado o momento pós-revolução industrial e suas consequências, determinando alterações culturais que influenciam o campo das artes.
Metodologia
Aulas expositivas complementadas pela análise de imagens, projeção de vídeos e leitura de textos sobre os temas abordados; dinâmicas de grupo para discussões do conteúdo programático; seminários sobre a poética dos artistas; projetos individuais, ou em grupo, baseados em pesquisas que visam ampliar o conhecimento do aluno ao longo do curso.
Unidade I
1. Pré-história da arte e outras culturas
2. Modelo clássico – Grécia e Roma
3. Arte cristã, românica e gótica
4. Renascimento e Maneirismo
Unidade II
1. Arte barroca e rococó
2. Idealismo clássico e romântico
3. Impressionismo e Pós-Impressionismo
4. Expressionismo e Fauvismo
Unidade III
1. Vanguardas construtivas
2. Dada e Surrealismo
3. Arte americana: Expressionismo Abstrato
4. Pop, Op e Arte Cinética
Unidade IV
1. Minimalismo e arte conceitual
2. Instalações e Performances
3. Neoexpressionismo
4. Vídeo Art e Net Art
Bibliografia:
ARGAN, G. C. Arte Moderna. São Paulo: Cia. das Letras, 1992.
___. Clássico anticlássico: o Renascimento de Brunelleschi a Brueghel. São Paulo: Cia. da Letras, 1999.
BAZIN, G. Barroco e Rococó. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
BATTCOCK, G. A. Nova Arte. São Paulo: Perspectiva, 1973.
FRAMPTON, K. História Crítica da Arquitetura Moderna. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
GOMBRICH. E. H. História da Arte. São Paulo: Círculo do Livro, 1972.
HAUSER, A. História Social da Literatura e da Arte. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
GOMBRICH, E. H. Norma e Forma. São Paulo: Martins Fontes, 1990.
GREENBERG, C. Arte e Cultura – Ensaios críticos. São Paulo: Ática, 1996.
GUINSBURG, J. et al. O Romantismo. Org. Guinsburg. São Paulo: Perspectiva, 1978.
HATZFELD, H. Estudos sobre o Barroco. São Paulo: Perspectiva, 1982.
HONNEF, K. Arte Contemporânea. Colonia: Taschen, 1990.
KRAUSS, R. Caminhos da Escultura Moderna. São Paulo: Martins Fontes, 1980.
MODERNISMO: guia geral 1890-1930. Organização, Malcolm Bradbury, James Bottmann. São Paulo:
Cia. das Letras, 1989.
PANOFSKY, E. Renascimento e Renascimentos na Arte Ocidental. Lisboa: Presença, 1981.
___. Significado nas Artes Visuais. São Paulo: Perspectiva, 1979.
PEVSNER, N. Panorama da Arquitetura Ocidental. São Paulo: Martins Fontes, 1988.
___. Estudos de Iconologia. 6ª ed. Lisboa: Editorial Estampa, 1986.
RESTANY, P. Os Novos Realistas. São Paulo: Perspectiva, 1979.
ROSEMBERG, H. A Tradição do Novo. São Paulo: Perspectiva, 1974.
SERULLAZ. M. O Impressionismo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1989.
SHAPIRO, M. Arte moderna: Séculos XIX e XX. São Paulo: Edusp, 1994.
SHERMAN, J. Maneirismo. São Paulo: Cultrix/Edusp, 1996.
SPIVEY, N. Greek Art. London: Phaidon, 1997.
STANGOS, N. (org.). Conceitos da Arte Moderna. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1991.
SUMMERSON, J. The Classical Language of Architecture. Londres, Thames & Hudson, 1988.
TAPIÉ, V. O Barroco. São Paulo: Cultrix/Edusp, 1983.
WÖLFFLIN, H. Conceitos Fundamentais da História da Arte. São Paulo: Martins Fontes, 1989.