Ementa

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Escola de Comunicação

Curso: História da Arte e Comunicação

Professora: Beatriz Lagoa

Objetivo

O curso pretende abordar os diferentes modos de perceber as manifestações artísticas ao longo da história, a partir dos significados que relacionam contexto, técnicas, temas, criação e recepção. Será enfatizado o momento pós-revolução industrial e suas consequências, determinando alterações culturais que influenciam o campo das artes.

Metodologia

Aulas expositivas complementadas pela análise de imagens, projeção de vídeos e leitura de textos sobre os temas abordados; dinâmicas de grupo para discussões do conteúdo programático; seminários sobre a poética dos artistas; projetos individuais, ou em grupo, baseados em pesquisas que visam ampliar o conhecimento do aluno ao longo do curso.

Unidade I

1.     Pré-história da arte e outras culturas

2.     Modelo clássico – Grécia e Roma

3.     Arte cristã, românica e gótica

4.     Renascimento e Maneirismo

Unidade II

1.     Arte barroca e rococó

2.     Idealismo clássico e romântico

3.     Impressionismo e Pós-Impressionismo

4.     Expressionismo e Fauvismo

Unidade III

1.     Vanguardas construtivas

2.     Dada e Surrealismo

3.     Arte americana: Expressionismo Abstrato

4.     Pop, Op e Arte Cinética

Unidade IV

1.     Minimalismo e arte conceitual

2.     Instalações e Performances

3.     Neoexpressionismo

4.     Vídeo Art e Net Art

Bibliografia:

ARGAN, G. C. Arte Moderna. São Paulo: Cia. das Letras, 1992.

___. Clássico anticlássico: o Renascimento de Brunelleschi a Brueghel. São Paulo: Cia. da Letras, 1999.

BAZIN, G. Barroco e Rococó.  São Paulo: Martins Fontes, 1993.

BATTCOCK, G. A. Nova Arte. São Paulo: Perspectiva, 1973.

FRAMPTON, K. História Crítica da Arquitetura Moderna. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

GOMBRICH. E. H. História da Arte. São Paulo: Círculo do Livro, 1972.

HAUSER, A. História Social da Literatura e da Arte. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

GOMBRICH, E. H. Norma e Forma. São Paulo: Martins Fontes, 1990.

GREENBERG, C. Arte e Cultura – Ensaios críticos. São Paulo: Ática, 1996.

GUINSBURG, J. et al. O Romantismo. Org. Guinsburg. São Paulo: Perspectiva, 1978.

HATZFELD, H. Estudos sobre o Barroco. São Paulo: Perspectiva, 1982.

HONNEF, K. Arte Contemporânea. Colonia: Taschen, 1990.

KRAUSS, R. Caminhos da Escultura Moderna. São Paulo: Martins Fontes, 1980.

MODERNISMO: guia geral 1890-1930. Organização, Malcolm Bradbury, James Bottmann. São Paulo:

Cia. das Letras, 1989.

PANOFSKY, E. Renascimento e Renascimentos na Arte Ocidental. Lisboa: Presença, 1981.

­­­­­­­­­___. Significado nas Artes Visuais. São Paulo: Perspectiva, 1979.

PEVSNER, N. Panorama da Arquitetura Ocidental. São Paulo: Martins Fontes, 1988.

___. Estudos de Iconologia. 6ª ed. Lisboa: Editorial Estampa, 1986.

RESTANY, P. Os Novos Realistas. São Paulo: Perspectiva, 1979.

ROSEMBERG, H. A Tradição do Novo. São Paulo: Perspectiva, 1974.

SERULLAZ. M. O Impressionismo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1989.

SHAPIRO, M. Arte moderna: Séculos XIX e XX. São Paulo: Edusp, 1994.

SHERMAN, J. Maneirismo. São Paulo: Cultrix/Edusp, 1996.

SPIVEY, N. Greek Art. London: Phaidon, 1997.

STANGOS, N. (org.). Conceitos da Arte Moderna. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1991.

SUMMERSON, J. The Classical Language of Architecture. Londres, Thames & Hudson, 1988.

TAPIÉ, V. O Barroco. São Paulo: Cultrix/Edusp, 1983.

WÖLFFLIN, H. Conceitos Fundamentais da História da Arte. São Paulo: Martins Fontes, 1989.