Glossário

alegoria: vitalidade artística ou poética atribuída a uma possível relação entre conceito e imagem.

arabesco: padrão de formas abstratas, geralmente utilizadas pelos artistas islâmicos nas paredes das mesquitas. Simboliza o mundo infinito, criado por Alá, que se estende para além do mundo visível e material.

automatismo psíquico: meio através do qual  se quer expressar por escrito, ou pelo desenho, as camadas mais profundas do pensamento oculto pelos processos da consciência.

barroco: grotesco, irregular, exuberante, sobrecarregado.

bricolagem: união de vários elementos díspares para a formação de um único elemento.

câmera escura (menu técnicas fotografia): caixa escura com uma pequena abertura ou lente, através da qual a luz entra para formar uma imagem invertida quando projetada.

caricatura: desenho que acentua ou revela, com humor, aspectos de determinada pessoa ou fato.

cartaz: projeto gráfico que inclui texto, ou texto e imagem, sobre um suporte, geralmente em papel, afixado de forma visível em locais públicos. Sua função principal é a de divulgar uma informação ou mensagem de caráter artístico, político ou propagandístico.

claro-escuro: método de pintura que representa o agudo contraste entre luz e sombra.

cloisonné: técnica artística que consiste no preenchimento com esmalte de desenhos elaborados com finas tiras de metal coladas em uma superfície.

colagem: composição feita com materiais colados, tais como jornal, pano, madeira etc., podendo ser combinada com pintura, desenho ou objetos tridimensionais.

combine painting: híbrido de pintura e escultura, que pode incluir imagens fotográficas, recortes de jornal e objetos tridimensionais.

composição: obra artística, literária ou musical, que reúne elementos formando um todo ordenado.

contraste: diferença visual que distingue uma forma da outra, seja pela cor, espaço, tamanho, luminosidade, textura, ritmo ou equilíbrio.

cores complementares: na relação entre cores primárias e secundárias, os pares cian e laranja, amarelo e violeta, e magenta e verde são complementares.

daguerreótipo: processo inventado por Daguerre, em 1839. Consiste em fotografia sobre uma chapa de cobre coberta por uma placa de prata, tratada com vapores de iodo na superfície. Após a exposição, a imagem é revelada com vapores de mercúrio.

domo: cúpula de um edifício.

dripping: método inventado pelo artista Jackson Pollock, que consiste na tinta respingada e jogada com pincéis secos, pás de pedreiro, varetas e demais utensílios sobre a tela sem moldura e estendida no chão.

hachura: técnica que cria efeitos de volume, textura e cor, a partir de linhas tracejadas postas lado a lado em uma superfície.

escorço: representação de objetos ou figuras vistos sob um determinado ângulo, como se estivessem projetados no espaço.

escrita automática: escrita criativa que permite o fluxo inconsciente dos pensamentos, reprimidos pelos processos da consciência. Criado pelos artistas do Dadá, a escrita automática é posteriormente muito utilizada pelos surrealistas, visando a produção criativa das obras de arte.

figura em preto: pintura grega em vaso (século VII e VI AC), na qual o desenho é pintado de preto sobre um fundo mais claro.

figura em vermelho: pintura grega em vaso (século VI AC), no qual o desenho realizado em preto, sobre o fundo da mesma cor, deixa à mostra figuras avermelhadas após o cozimento da argila.

fotograma: fotografia composta pelas sombras de objetos opacos, translúcidos ou transparentes, reveladas em um papel sensível à luz.

força vital: teoria segundo a qual as funções e processos da vida se devem a um principio vital distinto das leis da física e da quimica. Esse principio vital assume muitas denominações: chi  (China), prana (India), ki (Japão), élan vital (Henri Bergson), orgone (Wilhelm Reich), dentre outros.

frottage: decalque de texturas em folhas de papel, de onde surgem imagens aleatórias, elaboradas pelos artistas do dadá e surrealistas.

gestaltung: forma dinâmica, em formação.

grid: grade composta de linhas verticais e horizontais, rigorosamente estruturada com espessuras distintas e preenchida com tonalidades de cinza e cores primárias, visando o equilíbrio e a harmonia na tela.

happening: acontecimento artístico em que o imprevisto e o espontâneo têm papel essencial, envolvendo um público participante de situações improvisadas que geralmente ocorrem nas ruas e em lugares pouco convencionais.

hieróglifo: caracteres e escrita pictográfica usada pelos antigos egípcios.

ícone: pintura em painel com imagens de Cristo, da Virgem ou dos santos, considerados sagrados pelos cristãos orientais.

idealismo: de acordo com a visão platônica, a realidade apresenta uma natureza essencialmente espiritual, constituída de formas ideais e intangíveis. Em contrapartida, a matéria é uma manifestação ilusória, aparente e incompleta, que imita de modo imperfeito a matriz original.

ideograma (kanji): símbolo gráfico, chinês ou japonês, utilizado para representar uma palavra ou conceito abstrato.

iluminura: pintura dos manuscritos, que podem conter páginas ornamentadas com ilustrações nas margens ou no interior do texto.

ilusionismo: tentativa do artista representar o mundo visível, conferindo-lhe uma realidade ilusória e construída, através de ferramentas adequadas para cada gênero artístico.

ilustração: representação de uma ideia, cena ou texto, através de meios artísticos.

imprimatura: base oleosa, geralmente em tom neutro ou pálido, utilizado em quadros a óleo.

koré: estátua grega arcaica de uma jovem com manto drapejado.

koros: estátua grega arcaica de um jovem nu, em pé.

linha: traço contínuo, geralmente definido por um instrumento móvel. Ponto em movimento.

miniatura: pintura ou desenho em um manuscrito decorado com iluminuras.

mural: pintura sobre parede.

natureza-morta: pintura ou desenho de objetos inanimados.

naturalismo: baseia-se na observação fiel da realidade e na experiência dessa realidade.

paleta: objeto utilizado para misturar as cores. Também remete à gama de cores utilizada por determinado pintor.

papier-collé: técnica que consiste na colagem de papel, jornal ou tecido no lugar dos objetos.

performance: atividade artística surgida no início do século XX, com o Dadá, expandindo-se na década de 1960 para a criação de obras mais diretamente relacionadas ao corpo (body art). Geralmente inclui vários tipos de expressão – música, dança, canto, teatro ou poesia, podendo ou não envolver a participação do público. O registro da ação se dá através de fotos ou vídeos.

perspectiva atmosférica: representação da profundidade de uma pintura, através da redução gradual do contraste entre claros e escuros que indicam a distância.

perspectiva linear: representação geométrica de objetos tridimensionais em uma superfície bidimensional, a partir de um único ponto de vista.

pictórico: próprio da pintura: cor, luz, textura e pigmento.

pigmento: substância seca e pulverizada que dá cor à tinta quando mesclada com um líquido.

pintura de gênero: cenas do cotidiano.

plein air: pintura ao ar livre.

ponta seca: técnica de gravura que implica na incisão direta do objeto cortante sobre uma superfície.

ready-made: objeto manufaturado escolhido ao acaso, sem haver um envolvimento estético por parte do artista nessa escolha.

relevo: forma de escultura que se projeta do fundo. O alto relevo possui uma tridimensionalidade evidente, que não cabe em um molde. Já as formas do baixo relevo geralmente não ultrapassam os limites da visão frontal.

realismo: movimento artístico surgido no final do século XIX, opondo-se ao neoclassicismo e ao romantismo taxados de passadistas. Pode-se considerar o realismo uma arte engajada, voltada para os problemas sociais e o cotidiano das classes menos favorecidas.

retícula: no processo de impressão, chapa de vidro colocada na frente das lentes de uma câmara para decompor o original em pontos de reprodução, como meio-tom ou traço.

ritmo: repetição de uma forma, ou sugestão de movimento através de formas recorrentes.

sarcófago: esquife feito de madeira, mármore ou terracota, geralmente decorado com pinturas e relevos.

site-specific: obras criadas para um determinado espaço, seja ele o ambiente de um museu, de uma galeria, ou mesmo para áreas urbanas e ambientes naturais. Por serem obras que dialogam com o meio circundante, incluindo o próprio espaço, perdem totalmente o sentido quando são remanejadas.

sfumato: técnica artística usada para criar efeitos esbatidos de luz e sombra em um desenho ou em uma pintura.

teosofia: filosofia teísta que preza a manifestação do conceito divino através de símbolos e arquétipos. Prega a ética, a paz e a fraternidade entre os seres, demonstrando que na essência os grandes mitos têm uma origem comum. Reconhece os diferentes estágios dos seres e a possível evolução através da prática do bem.

terracota: argila modelada e cozida em forno até ficar bem endurecida. Geralmente sua superfície é pintada ou esmaltada.

trompe l´oeil: ilusão de ótica criada com recursos de perspectiva.

ukiyo-e: xilogravuras japonesas traduzidas por “retratos do mundo flutuante”. São elaboradas com traço delicado e abordam a beleza feminina, os atores do teatro kabuki, as cenas cotidianas e a sexualidade, principalmente.

veduta (janela): recurso utilizado por alguns pintores renascentistas, remetendo a uma paisagem em perspectiva que expande a temática do quadro para além da sua superfície.

velatura: técnica artística que sobrepõe camadas de tinta transparente na tela. Adequada para tinta a óleo e tinta acrílica.