Mosaico

O mosaico consiste na formação de imagens a partir da organização e colagem de pequenas peças coloridas em uma superfície. Os materiais utilizados nas peças variam entre a pedra, o vidro, a cerâmica, o plástico e o papel, podendo ser unidos com cimento, argila mole, massa ou cola. Para a construção de um mosaico, primeiramente é necessário que haja um desenho, em escala menor, a ser transferido para a escala real da superfície em que se deseja colar as peças. Trata-se de uma tarefa minuciosa, pois o processo requer concentração e habilidade manual por parte do artista. O resultado do mosaico é único, visto que cada pequeno pedaço é cortado de maneira artesanal, o que dificulta a repetição das formas utilizadas.

Essa técnica milenar, que remete aos sumérios, foi amplamente utilizada pelas culturas grega e romana na decoração de pilastras, paredes e pisos. Inicialmente os mosaicos eram construídos com motivos geométricos e se inspiravam na tapeçaria. Os antigos gregos, por exemplo, criavam quadros para representar os deuses da sua mitologia com seixos brancos, pretos e vermelhos. Já em Roma, os pavimentos em locais nobres eram feitos de mosaicos em terracota ou mármore, remetendo à vida cotidiana e às cenas de caça ou guerra.

A utilização dos mosaicos alcançou o apogeu no período em que o imperador Constantino permitiu a liberdade de culto aos cristãos, após a divisão do império romano no século IV da nossa era. São famosos os mosaicos da cidade de Ravena, remetendo às narrativas religiosas ou às imagens do imperador Justiniano e da imperatriz Teodora. Na época, o brilho do ouro dos mosaicos auxiliava a iluminar o ambiente sombrio das igrejas, remetendo à aura dos temas bíblicos e à pompa das vestes da realeza,

Vídeos

Mosaico, história.
Ver vídeo

Mosaico.
Ver vídeo

Mosaico, arte geométrica.
Ver vídeo

Mosaico, Alhambra.
Ver vídeo

Mosaico, azulejos de Alhambra e relações geométricas.
Ver vídeo